...

...

DOM FELICIANO- RS

RÁDIO IMIGRANTES

EUA mantêm tarifa de 50% sobre o tabaco, apesar de quase 700 produtos estarem em lista de exceções

Publicada em: 31/07/2025 16:42 - FUMICULTURA

Foto: Felipe Krause / Assessoria de Imprensa SindiTabaco

Apesar da exclusão de quase 700 produtos da nova tarifa de importação dos Estados Unidos, o tabaco segue sujeito à taxa de 50% imposta pelo governo norte-americano. A medida, oficializada por meio de Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30), pelo presidente Donald Trump, deve impactar diretamente as exportações a partir do Vale do Rio Pardo, especialmente dos municípios de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, onde o setor é um dos pilares econômicos.

Ao todo, 694 produtos brasileiros ficaram de fora do chamado “tarifaço”, entre eles suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes, aeronaves civis e componentes, além de polpa de madeira, celulose, metais preciosos e produtos energéticos. No entanto, itens como café, carnes e o tabaco seguem com a tarifa de 50%, conforme a nova política comercial dos EUA.

O texto da medida indica que ainda há possibilidade de revisão até a próxima quarta-feira, 6 de agosto, dependendo da reação e negociação do governo brasileiro. Ainda assim, setores estratégicos como o da aviação e de papel e celulose, obtiveram isenção, ao contrário do segmento do tabaco.

O impacto será sentido principalmente no Rio Grande do Sul, onde o tabaco é o principal produto exportado aos Estados Unidos. Apenas neste ano, já foram embarcadas 18,1 mil toneladas, totalizando US$ 122,7 milhões em negócios. Venâncio Aires, um dos maiores polos do setor, exportou no primeiro semestre de 2025 mais de 5,5 mil toneladas, somando US$ 35,9 milhões em receita. O número já se aproxima do total anual registrado em anos anteriores, como 2020 e 2021.

Fonte: Olá Jornal 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...