Foto: Divulgação 8ºBPM
Homem de 67 anos sobrevive ao frio e ao nevoeiro após se perder na Lagoa dos Patos; resgate envolveu helicóptero, bombeiros, Marinha e comunidade local
Um pescador de 67 anos foi resgatado com vida na tarde desta segunda-feira (14), após passar mais de 20 horas à deriva na Lagoa dos Patos, em Tavares.
A ação mobilizou um grande esforço conjunto entre a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Batalhão Ambiental (BABM), Batalhão de Aviação (BAV), além de pescadores locais e policiais militares que, mesmo de folga, se somaram voluntariamente às buscas.
O desaparecimento foi comunicado à Brigada Militar por volta das 21h20 de domingo (13), quando a esposa do pescador informou que ele havia saído de casa à tarde, por volta das 15h, para colocar redes na lagoa e não havia retornado.
Em um primeiro contato telefônico, a guarnição conseguiu falar diretamente com o pescador, que relatou estar perdido em meio ao nevoeiro, sem conseguir se orientar, e com sinais de frio, mas em boas condições físicas.
A guarnição da Brigada Militar deslocou-se até as margens da lagoa e realizou diversas tentativas de sinalização com o uso de sirene e giroflex, a fim de auxiliar na localização do pescador. Sem sucesso na primeira tentativa, a equipe buscou novas alternativas: com apoio de moradores e policiais militares de folga, foram utilizados fogos de artifício como sinalizadores visuais e sonoros. Durante a madrugada, o sinal do celular foi perdido e o contato com o pescador interrompido. As buscas seguiram com o apoio de pescadores da comunidade, que utilizaram lanternas e embarcações pequenas para percorrer a costa da lagoa.
Na manhã de segunda-feira, os esforços foram reforçados com a chegada do Corpo de Bombeiros. Os agentes de inteligência do 8º BPM iniciaram a triangulação do sinal do telefone celular da vítima, na tentativa de identificar sua possível localização.