Foto: Página Fumicultores Unidos
Ocorreram também 108 casos de destelhamento de estufas
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) contabilizou 356 ocorrências de granizo em lavouras e 108 casos de destelhamento de estufas em função do forte temporal que atingiu a região na noite desse domingo (1º). Os dados foram informados pelo Gerente do Departamento Técnico da Mutualidade da entidade, Alexandre Paloschi, em entrevista ao Grupo Arauto.
Conforme o gerente técnico, a associação já iniciou os atendimentos aos associados. Ele explicou que quando ocorre granizo nas lavouras, é acionado o auxílio ‘dano lavoura’, onde seus avaliadores vão a campo verificar os prejuízos, para entender qual o suporte necessário. O mesmo procedimento é adotado para estufas destelhadas em época de colheita, quando há tabaco armazenado ou em processo de secagem. “A gente tem que ir in loco fazer esse atendimento”, disse.
Ele afirmou que em ambos os casos o pagamento normalmente é efetuado nas próximas horas após a avaliação. “A gente está aí para fazer o melhor atendimento possível a esses associados, assim que eles nos avisarem”, colocou.
O gerente
destacou que a Afubra realiza um atendimento ágil para minimizar os impactos
aos produtores, mas ressaltou que torcem para que o agricultor nunca precise
acionar o auxílio, pois é muito difícil ver seu trabalho quase pronto ser
destruído em minutos por um temporal. “De um momento para o outro vem
um clima adverso e traz prejuízos enormes aos nossos produtores. Nós temos os
auxílios dano lavoura e estufa, mas a gente torce para o produtor não
necessitar”, concluiu.