Foto: Divulgação/AI SindiTabaco
As principais companhias de tabaco instaladas em Venâncio Aires iniciam a compra da nova safra, de forma ampliada, a partir de janeiro de 2025. Apenas a Tabacos Marascas informou que iniciou a compra, ainda em novembro, aplicando a tabela da safra 2023/24. A compra será retomada no dia 13 de janeiro pela empresa. A Alliance One Brasil informa que vai iniciar a compra na segunda quinzena de janeiro na unidade venâncio-airense. Já a CTA Continental abre a compra da nova safra a partir do dia 14 de janeiro na Capital do Chimarrão. A China Brasil Tabacos (CBT), inicia o ciclo de aquisições da nova safra na unidade matriz, em Venâncio Aires, a partir do dia 16 de janeiro.
Na região, o período de compra na Philip Morris inicia no dia 08 de janeiro, em Santa Cruz do Sul. Na mesma data será aberto em Ituporanga e Canoinhas, em Santa Catarina. Já na unidade de Rio Azul, no Paraná, o ciclo será aberto no dia 10.
Também no dia 08 de janeiro, a UTC Brasil, inicia a compra em Santa Cruz do Sul. A JTI começa a compra no dia 09 de janeiro em Santa Cruz do Sul. Na unidade catarinense, em Pouso Redondo, inicia no dia 07 e no dia 08, começa em São Mateus do Sul, no Paraná. Em Mafra o ciclo começa no dia 09.
A BAT Brasil informa que inicia a compra do tabaco a partir do dia 13 de janeiro. De maneira geral, as empresas estão orientando os produtores a realizarem a separação e enfardamento das folhas conforme o padrão do alinhamento das folhas e peso. Além disso, solicitam a colheita no ponto de maturação correto, além de garantir que o tabaco esteja livre de impurezas.
Fonte: Olá Jornal