Foto: Divulgação

Entre os serviços via online estão: retirada de entulhos, limpeza de bueiros, obtenção de certidões e cadastros, regularização de obras e outros


Os moradores de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, poderão solicitar serviços públicos sem sair de casa. O prefeito, Benito Paschoal, assinou decreto que digitaliza os processos com o intuito de agilizar as demandas, dar transparência ao processo e facilitar o acesso dos cidadãos. “Hoje, cada secretaria envolvida acaba recebendo uma cópia do processo. É muito papel, também precisamos pensar no meio ambiente e no futuro da nossa cidade”, esclarece o secretário de Administração, Gilson Soares.


A partir de 1º de novembro, uma comissão será nomeada para liderar a implantação do novo sistema, que envolverá todas as secretarias. A expectativa é eliminar processos físicos até maio do ano que vem. Entre os serviços disponibilizados via online estão: retirada de entulhos, limpeza de bueiros, troca de ponto de táxi, obtenção de certidões e cadastros, além de licitação, empenhos e regularização de obras. Com a medida, a estimativa é que os empenhos sejam liquidados no mesmo dia, em até 20 minutos, e a liberação de MEIs ocorra em até 15 dias.

 

Em um primeiro momento, serão disponibilizados dois terminais na sede da prefeitura, onde servidores estarão auxiliando os moradores ao novo sistema. Também será disponibilizado o aplicativo Prefeitura Na Palma da Mão para que solicitações e acompanhamentos de processos possam ser feitos via celular. Além disso, cada secretaria contará com um servidor que multiplicará o processo de digitalização entre as equipes da prefeitura.


Também haverá uma maior fiscalização interna para que prazos sejam cumpridos e, caso haja atrasos por parte das secretarias, a Ouvidoria da Prefeitura será acionada. “Será possível acompanhar todo o trâmite. Mas para que o processo siga, também é necessário que o solicitante esteja atento às documentações solicitadas. Se faltar qualquer documento, o sistema irá informar e o processo irá parar”, alerta o secretário de Administração. 

 

Fonte: Portal Arauto 

Deixe seu Comentário