Fotos: Polícia Civil/ RS
A operação foi coordenada pelo delegado Vladimir Urach
Um lar de idosos localizado em Sertão Santana foi interditado na manhã desta quarta-feira (16), em ação conjunta das delegacias de Barra do Ribeiro, Guaíba e São Jerônimo, além do Núcleo Regional de Vigilância Sanitária (NUREVS – 1ª CRS), Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e Secretaria Estadual de Saúde. A operação foi coordenada pelo delegado Vladimir Urach.
De acordo com as informações da PC, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos após denúncias de maus-tratos, irregularidades na gestão, que é privada, e na fiscalização municipal da ILPI.
Durante as diligências, por parte da polícia foram documentados relatos dos residentes, identificados suspeitos, apreendidas caixas de medicamentos e insumos hospitalares fora do prazo de validade, de uso restrito como anestésicos e medicamentos sem prescrição.
A Secretária de Saúde, no exercício da fiscalização sanitária, interditou cautelarmente o local pelo prazo de 90 dias para a finalidade de suspensão de toda a atividade da ILPI em razão da infração de mais de dez dispositivos legais, como a ausência de evidências da quantidade mínima de refeições diárias, ausência de responsável técnico, quartos com mais de quatro pessoas, dentre outros.
As secretarias municipais da Saúde e Assistência Social foram acionadas para o manejo e cuidados com os idosos. Após a conclusão das investigações o Inquérito Policial será remetido ao Poder Judiciário.
Fonte: Pablo Bierhals/ Clic Camaquã