Conforme CCR Viasul, cronograma inicial foi alterado e liberação total do fluxo sobre a ponte vai ocorrer com apenas uma etapa da obra concluída


Um novo prazo para liberação total do tráfego sobre o vão móvel da Ponte do Guaíba foi estabelecido pela concessionária CCR Viasul, responsável pelo trecho. A liberação vai ocorrer após a conclusão apenas da primeira etapa das obras, na quinzena inicial de novembro. O prazo é diferente do divulgado no início da intervenção, em julho.
De acordo com a CCR Viasul, o projeto inicial da obra foi alterado após influência de fatores externos, como mudança no nível da água e o índice de chuvas no período.
Os trabalhos começaram em 15 de julho. Pelo planejamento inicial, a pista no sentido Eldorado do Sul – Porto Alegre ficaria bloqueada por apenas dois meses. Após esse período, o bloqueio passaria para a pista contrária, por mais dois meses. Em ambas as situações, o trânsito funcionaria no sistema de contrafluxo pela pista liberada para tráfego.
Entretanto, com o atraso da obra, a liberação total vai acontecer após a conclusão da primeira etapa das obras, realizadas na pista do sentido Eldorado do Sul – Porto Alegre. A empresa agora estuda o cronograma e planejamento do tráfego para implantação da mesma obra no sentido contrário, Porto Alegre–Eldorado do Sul.
Atualmente, com o bloqueio da pista no sentido Eldorado do Sul–Porto Alegre entre os quilômetros 96 e 98 da BR-290, todo o tráfego é desviado pela pista antes utilizada exclusivamente no sentido Porto Alegre–Eldorado do Sul, em pista simples.
Com a obra, também há bloqueios nas alças de acesso ao vão móvel. A alça da Avenida Castelo Branco, no sentido Capital–Interior, tem interrupção total. Ou seja, o motorista que sair de Porto Alegre pela Avenida Castelo Branco não consegue acessar o vão móvel em direção a Eldorado do Sul. A alternativa é seguir pela freeway até o retorno junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no entroncamento com a BR-116, e seguir para a ponte nova do Guaíba em direção a Eldorado do Sul, ou utilizar o acesso pela Avenida Sertório. As alças de acesso pela Sertório e pela freeway têm bloqueio parcial, de uma faixa.
Entre os trabalhos realizados no trecho estão o reforço da estrutura por meio da cravação de estacas e execução dos blocos, a revitalização do pavimento e implantação de nova sinalização.

Fonte e foto: Notícias na Tela

Deixe seu Comentário