Cidade registrou queda de 40% no número de crimes violentos letais intencionais
Na última quarta-feira (10), no Palácio Piratini, os agentes que atuam na segurança pública em Guaíba foram convocados para falarem sobre as boas práticas realizadas no município em razão da queda de 40% no número de crimes violentos letais intencionais (CVLI), que se destacou no Estado.
Uma comitiva integrada por representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe, Corpo de Bombeiros, além do represente do IGP junto ao município, apresentaram às cúpulas das instituições vinculadas à Secretária de Segurança Pública e ao governador do Estado, Eduardo Leite, a forma como têm atuado em Guaíba a fim de reduzir indicadores criminais.
Além do CVLI, o município também apresentou uma redução de 38% nos roubos a pedestres e de 50% nos roubos de veículos.A cidade, que já registrou 47 homicídios no ano de 2017, em 2024 registra apenas três.
De acordo com o tenente-coronel Luciano Ferreira Porto, o 31º BPM tem empregado de forma reforçada o seu efetivo, em ações de visibilidade policial, com fiscalizações de trânsito e abordagens.
A fala da Delegada Karoline Calegari foi no sentido de que, desde 2020, foram priorizadas investigações visando à repressão do narcotráfico e a crimes de homicídios, com a prisão de lideranças criminais importantes no município. Ela também destacou a proximidade da polícia com a comunidade e a integração entre as forças de segurança pública.
Fonte e foto: Pedro Molnar/ Repórter Guaibense