Foto: Divulgação
Multinacional de Carlos Barbosa deve focar nas áreas tradicionais da marca
A Tramontina Madeiras S.A. vendeu sua fábrica de Encruzilhada do Sul para o Grupo Rohden, de Santa Catarina. O contrato foi assinado nesta semana, e a Rohden assumirá a operação na planta, que tem cerca de 33 mil metros quadrados. O quadro atual de funcionários da fábrica deve ser mantido pela compradora, afirma divulgada pela Tramontina em comunicado ao mercado e aos funcionários da companhia.
A Rohden é reconhecida como a maior produtora de portas do Brasil e planeja utilizar o maquinário da unidade para produzir componentes para seus produtos. O Grupo Rohden terá a oportunidade de aumentar sua capacidade produtiva e aumentar o número de trabalhadores em suas fábricas localizadas em Salete, Pouso Redondo e Taió, em Santa Catarina, como resultado dessa compra. Não haverá mudanças nas operações dessas unidades, afirma Jorge Rohden, CEO do Grupo Rohden. “A aquisição da Tramontina Madeiras S.A. representa um grande passo em direção ao nosso desenvolvimento futuro e ao fortalecimento de nossa posição no mercado. Nosso objetivo é continuar atendendo aos nossos clientes com a qualidade e excelência que são a marca registrada do Grupo Rohden”, destaca o gestor.
A Tramontina Madeiras S.A. foi fundada em 1990 e usa madeira de pinus de florestas plantadas legalmente e manejadas de forma sustentável. A fábrica agora mantém uma estrutura moderna e bem equipada para produção de madeira serrada e utilidades graças ao desenvolvimento de novas tecnologias para aproveitamento da matéria-prima. “A transação oferece à Tramontina a oportunidade de se concentrar nos negócios tradicionais da marca. O Presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Eduardo Scomazzon, enfatiza: “Estamos certos de que a Rohden dará continuidade ao que foi construído até aqui, agregando valor a essa história.”
Sobre o Grupo Rohden
A Rohden, fundada em 1938, é reconhecida como uma das maiores empresas do Sul do país e uma das 50 maiores de Santa Catarina. O Grupo tem cerca de 100.000 metros quadrados de área construída em seus três parques fabris em SC. Hoje, a Rohden é reconhecida em muitos setores, como portas, esquadrias de alumínio e vidros para refrigeração comercial, graças ao seu espírito pioneiro e capacidade de adaptação. Atualmente, produz 6.000 portas diariamente, que são consumidas no mercado brasileiro e exportadas para os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile.
Com 4.200 hectares de florestas nativas preservadas, tem como marca forte a sustentabilidade. A empresa também tem frota própria para alimentar todo o seu parque fabril e tem suficiente reflorestamento para matéria-prima por muitos anos. A empresa continua crescendo e agora tem mais de 1.800 funcionários diretos nas unidades de Santa Catarina. Além disso, presta atenção ao desenvolvimento social dos membros da comunidade em que trabalha, principalmente ao desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, tanto em termos de crescimento profissional quanto pessoal.
Sobre a Tramontina
A empresa gaúcha, fundada em 1911 em Carlos Barbosa, vende mais de 22 mil itens e tem fábricas no Rio Grande do Sul, em Belém (PA) e em Recife (PE). A empresa emprega mais de 10 mil pessoas e seus produtos, todos com a marca Tramontina, são vendidos para mais de 120 países atualmente. Utensílios e equipamentos de cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas agrícolas, jardineiras, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários e móveis de plástico estão entre os itens do negócio.
A Tramontina continua expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação como motor do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional para as pessoas e comunidades em que está inserida. A Tramontina está comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluir juntos.