Foto: Prefeitura de Encruzilhada do Sul/Divulgação

A tradição do Bumba Meu Boi segue viva em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. Única cidade gaúcha a manter o costume, a festividade é realizada no município desde 1920 e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Encruzilhada desde 2023.

Neste ano, o boi invade a cidade na noite deste sábado (17), a partir das 20h, e percorre algumas das principais ruas da cidade, tendo como ponto alto a Praça Dr. Ozy Teixeira, área central, onde crianças, jovens e idosos esperam para “brincar” com o boi e despedirem-se dos festejos de Carnaval.

Oficializada pela Prefeitura Municipal em 13 de fevereiro de 1991, a festividade faz parte do calendário oficial de eventos de Encruzilhada do Sul e é uma das comemorações mais populares do município e da região. O coordenador do Departamento de Cultura de Encruzilhada do Sul, Cuca Neto, destaca o resgate cultural da festa. “Estamos garantindo a preservação, o fortalecimento e a propagação desta importante manifestação popular e folclórica.

É um grande espetáculo estrelado pelos dançantes do Boi de Pano”, esclarece. 

Após a chegada do boi, o encerramento será com o Show da Banda Cia Show 4, às 22h. A festividade integra as atividades do Conecta Verão 2024, idealizada pela prefeitura e o SESC e que envolve circuito de cultura, esporte, lazer e entretenimento. As atrações começaram em 22 de dezembro de 2023 e seguem até 24 de março. 

Bumba Meu Boi

O Bumba Meu Boi é uma festa do folclore popular brasileiro, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi. Nestes folguedos, são realizados cortejos ou outros tipos de apresentações, muitas vezes em caráter competitivo, durante as quais, agremiações chamadas de Bois, realizam espetáculos utilizando a figura do animal.

A manifestação tem ligações com diversas tradições: africanas, indígenas e europeias, inclusive com celebrações religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período das festas juninas. 

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul/ Portal Arauto

 

Deixe seu Comentário