Faleceu na madrugada deste sábado, 10, em Santo Ângelo, o músico Arnóbio Bilia. Ele tinha 79 anos, era filho do saudoso gaiteiro missioneiro Tio Bilia, um dos maiores instrumentistas da história da música regionalista gaúcha.
Nascido onde atualmente se localiza o distrito de Rincão dos Queiroz, em Entre-Ijuís, Arnóbio seguiu os passos paternos e desenvolveu, ao longo de várias décadas, um belo trabalho artístico na gaita-ponto em Santo Ângelo. Um de seus trabalhos mais marcantes foi o disco “Encontro de Pai e Filho”, tendo seu primeiro volume gravado em 1971. A obra rendeu ao gaiteiro reconhecimento nacional por meio de participações em programas como o Fantástico, transmitido pela Rede Globo, e Galpão Crioulo, da RBS TV. Mais tarde, também gravou um CD solo e fez participação em outros diversos trabalhos de amigos músicos. Ao longo de sua trajetória como músico, Arnóbio também ensinou muitas gerações de jovens e adolescentes a tocar a gaita-ponto.
Há mais de 50 anos, Arnóbio vivia na comunidade de Ilha Grande, em Santo Ângelo, no mesmo local onde viveu seu pai, Tio Bilia. Arnóbio deixa a esposa, Olinda Seco de Oliveira, seis filhos e diversos netos e bisnetos.
O seu corpo está sendo velado no CTG Tio Bilia, e o sepultamento ocorre hoje às 19 horas no cemitério de Rincão dos Mendes.

Fonte e foto: Repórter Paiva

Deixe seu Comentário