Foto: Divulgação / Rafael Scheeren Grün/ Prefeitura de Lageado

Ao menos 30 famílias foram retiradas de suas casas por agentes da Defesa Civil

O nível do Rio Taquari atingiu 25,04 metros na tarde deste sábado (18), em Lajeado, no Vale do Taquari, ultrapassando a cota de inundação. Como resultado, a água começou a atingir ruas e casas da cidade.

Pelo menos 30 famílias foram retiradas de suas casas por agentes da Defesa Civil e da prefeitura local. Elas estão sendo recebidas no Parque do Imigrante.

Essa região já havia sido afetada pela passagem de um ciclone extratropical no início de setembro, que resultou em mais de 50 mortes, destruição de cidades e prejuízos milionários, além de deixar dezenas de milhares de desabrigados e desalojados. Cidades como Muçum e Roca Sales foram praticamente destruídas após a enchente.

Em Arroio do Meio, também na mesma região, uma família teve que deixar sua residência devido aos alagamentos, informou a Defesa Civil local.

Em Roca Sales, segundo o coordenador da Defesa Civil local, Silvinho Zart, várias ruas da cidade estão alagadas e tubulações que já haviam sido danificadas na enchente anterior, em setembro, não estão conseguindo escoar a água agora. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar e voluntários estão em alerta desde a noite de sexta-feira (17), caso seja necessário retirar famílias de suas casas.

A chuva intensa também causou a queda de árvores, gerando quatro pontos de bloqueio na RS-129, entre Encantado e Muçum. O acesso entre as cidades está sendo feito por desvios.

Com informações do G1 RS

Fonte: Blog do Juares

Deixe seu Comentário