(Foto: Divulgação/Polícia Civil RS)
Uma operação especial deflagrada nessa terça-feira (14) pela Polícia Civil em Pelotas (Região Sul do Estado) resultou na prisão preventiva de pelo menos três suspeitos de integrar quadrilha especializada em golpes contra idosos na cidade gaúcha de Pelotas (Região Sul do Estado). Também foram cumpridos seis ordens de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.
De acordo com a corporação, o grupo atuava principalmente na área central do município, por meio de uma instituição financeira de fachada. A fraude funcionava mais ou menos da seguinte forma:
– A vítima em potencial – geralmente um indivíduo idoso e com baixo nível de instrução – era abordada na na rua, com uma oferta de renegociação de empréstimos, sob condições vantajosas.
– Caso “mordesse a isca”, ela era levada à sede da falsa empresa, onde acabava convencida a tirar fotografias e entregar documentos, cartões bancários e até telefones celulares.
– Um dos estelionatários distraía o alvo do golpe, enquanto os demais realizavam compras, saques e transferências com os cartões, além de contratar novos empréstimos.
Prejuízo
A apuração do esquema foi iniciada há cinco meses. Desde então, a ofensiva conseguiu identificar mais de 20 vítimas, que juntas tiveram um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 200 mil.
Segundo a delegada Walquiria Meder, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Pelotas, muitas pessoas lesadas só ficavam sabendo da fraude muito tempo depois.
Fonte: Jornal O Sul (Marcello Campos)