Foto: Reprodução de TV
Em um jogo de três viradas, o Grêmio venceu o América-MG por 4 a 3 na noite deste sábado (28), na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). A vitória, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro representa o retorno provisório do time gaúcho à zona de classificação à fase de grupos da Libertadores do ano que vem. O próximo compromisso gremista será na quarta-feira (1º) contra o Coritiba, fora de casa.
A equipe comandada por Renato Portaluppi começou atrás no placar, aberto por Rodriguinho no início do jogo. Ainda no primeiro tempo, o Tricolor buscou o empate, de pênalti sofrido por Suárez e convertido por Reinaldo. Na sequência, dos pés de Everton Galdino, saiu a primeira virada do jogo. Mastriani empatou para o time mineiro e já na etapa complementar, virou o marcador. Suárez marcou o terceiro do Grêmio, o 550º gol de sua carreira, e Cristaldo virou novamente para os gaúchos.
Jogo
Apesar da equipe gremista ameaçar nos primeiros instantes, foi o América-MG quem conseguiu largar em vantagem em um descuido da defesa tricolor, depois de Rodriguinho ser acionado, invadir a área bater de canhota, abrindo o placar aos 2 minutos da etapa inicial. Mas a equipe de Renato Portaluppi não se abalou e buscou impor seu ritmo na partida. Quando o relógio marcava 16 minutos, Suárez sofreu um pênalti e Reinaldo foi o escolhido para a cobrança: o lateral mandou no canto esquerdo da meta adversária, deixando tudo igual na Arena Independência.
O Grêmio buscou trabalhar a bola, trocando passes e construindo boas oportunidades, tanto que não demorou para virar o marcador, desta vez com Galdino. Suárez viu o atacante partindo para o ataque e o serviu com um passe em profundidade. Everton recebeu e chutou na saída do goleiro, marcando o segundo, aos 19’.
Mas a partida se equilibrou. O América passou a pressionar após o gol gremista e tentou assinalar com Benítez, que em frente a grande área, chutou com muito perigo, mandando para fora, à direita do gol. Aos 34’, Mastriani foi acionado na pequena área e mandou para o fundo das redes, empatando o jogo.
A etapa complementar não começou favorável para o Grêmio, que sofreu o terceiro gol aos 3’, quando Mastriani apareceu novamente e tirou de Gabriel Grando, colocando os donos da casa na frente novamente. Com um jogo mais disputado, as oportunidades tardavam a ser criadas. Suárez levou perigo aos 14’, mas foi travado na hora do chute. Quatro minutos depois, a melhor chance tricolor saiu de uma jogada de Suárez servindo F. Cristaldo na meia-lua da grande área – o argentino chutou de primeira, obrigando Jori a operar boa defesa. Nathan Fernandes também levou perigo, mas novamente o arqueiro do Coelho salvou.
Foi aos 25’, em uma jogada individual de Suárez, que o Grêmio chegou ao empate novamente. O uruguaio recebeu um lançamento preciso, ganhou da marcação e finalizou. Jori defendeu, mas no rebote, o atacante estufou as redes com um golaço.
Impondo o seu jogo, a equipe gremista conseguiu virar a contagem de novo. Após uma cobrança de escanteio rápida, Cristaldo recebeu próximo a linha de fundo e chutou cruzado, assinalando o quarto gol, aos 32’.
Ficha técnica
— América-MG: Jori, Ricardo Silva, Iago Maidana, Danilo Avelar (Cazares), Rodriguinho, Emmanuel Martínez, Juninho, Alê (Felipe Azevedo), Benítez (Breno), Marlon (Nicolas) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.
— Grêmio: Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Uvini, Bruno Alves, Reinaldo, Pepê (Josué), Villasanti, Cristaldo (Geromel), Everton Galdino (Nathan Fernandes), Luis Suárez (João Pedro Galvão) e Lucas Besozzi (Ferreira). Técnico: Renato Portaluppi.
— Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (SP), auxiliado por Daniel Paulo Ziolli (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC). VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP).
Fonte: Jornal O Sul