Imagem: Divulgação


Plataforma permite que a população acesse indicadores dos municípios do Rio Grande do Sul.


Em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e TeleSaúdeRS-UFRGS, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), promoveu no final da noite de quarta, dia 11, uma live sobre o Observatório do Câncer RS, apresentando uma nova seção específica sobre câncer de mama . A ferramenta online traz indicadores de cobertura, periodicidade e qualidade dos exames de mamografias. entre outros conteúdos.

Acesse aqui Observatório – Câncer de Mama

A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa e se constituiu como um ponto de alerta para conscientizar a população, gestores e profissionais de saúde, de que a detecção precoce é fundamental para o controle da doença, pois possibilita tratamento em tempo oportuno, maior sobrevida e menor morbidade.

A secretária adjunta da SES, Ana Costa participou do evento e disse o observatório é um avanço como instrumento para levar informações sobre câncer de mama no estado. Ana Costa também afirmou que o Outubro Rosa é um mês significativo para a saúde da mulher, mas considera que essa simbologia do cuidado deve ser lembrada o ano todo. “É preciso levar essas informações para além do Outubro Rosa, com ações que motivem as mulheres e suas famílias a procurarem o autocuidado”, sinalizou.

Em 2022 foram realizadas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Rio Grande do Sul, 298.624 mamografias de rastreamento (o exame deve ser feito de dois em dois anos, em mulheres de 50 a 69 anos que não apresentam sintomas). Mamografias de diagnóstico (em mulheres de todas as idades que apresentam sintomas ou suspeita de Câncer), foram realizadas 26. 298.624 mamografias pelo SUS.

Fonte: SES – RS

Portal Canguçu On Line


Deixe seu Comentário