O Rio Camaquã, no município de Cristal, chegou ao impressionante nível de 8,17 metros, no dia 14 de setembro. “Trabalhamos em parceria com a Ecosul desde 2012 e nunca tínhamos visto esse rio tão cheio”, observa Ricardo Reinke da Atmosfera Meteorologia.
De acordo com o meteorologista, o Arroio São Lourenço também merece atenção especial, assim como arroios que cortam a BR-392. “Da mesma forma o trecho de Jaguarão e as áreas próximas ao Rio Piratini, onde muitos açudes estão próximos à rodovia”, finaliza.
O padrão de chuva acima da média também é esperado para o período entre outubro e dezembro. Historicamente os setores que apresentam maior precipitação estão nos trechos Canguçu/Santana da Boa Vista e Camaquã/São Lourenço do Sul.
Reinke, informa que dados pluviométricos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que nos primeiros 18 dias do mês choveram 394 milímetros em Canguçu, 360 milímetros em Pelotas, 412 milímetros em Pedro Osório, 343 milímetros em São Lourenço do Sul, 338 milímetros em Rio Grande, 283 milímetros em Jaguarão e 250 milímetros em Camaquã. “Em menos de 20 dias de registros todas as regiões do Polo Rodoviário Pelotas já superaram as médias históricas na região para um mês de setembro”, ressalta.





Fonte e fotos: Cristal Web Rádio

Deixe seu Comentário