Foto: divulgação/Prefeitura de Cristal

Salvamento foi orientado por uma agente comunitária de saúde

Um resgate heroico foi realizado em Cristal pelas equipes de socorro durante a enchente que atingiu a região na semana passada. Três vidas foram salvas, incluindo uma idosa de 94 anos, na costa do rio Camaquã, próximo ao canal da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), na divisa com Camaquã. O episódio ocorreu na noite da última quinta-feira (14).

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Camaquã, sob a orientação da agente comunitária de saúde de Cristal, Jéssica Mueller, atuaram de barco no salvamento. Os socorristas deslocaram-se por 5 km, entre a mata e a forte correnteza para chegar até a região. "Esses homens e mulheres corajosos não hesitaram em enfrentar as águas revoltas para garantir a segurança de nossos concidadãos. Agradecemos sinceramente ao Corpo de Bombeiros, orientados pela ACS (agente comunitária de saúde) Jéssica Mueller, por seu comprometimento em proteger e servir nossa comunidade", publicou a prefeitura nas redes sociais.

A equipe da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) também esteve município, na última sexta-feira (15), para resgatar animais que foram afetados pela inundação. Com a água subindo rapidamente, animais como cavalos, vacas, ovelhas e porcos se viram em situações de perigo, assim como os seres humanos. Os policiais da Patram enfrentaram águas turbulentas e correntezas para alcançar e resgatar os animais.

O prefeito Marcelo Krolow (PSDB), o vice Nei Kruger (PDT) e os secretários Gilnei Carvalho e Juliano Guerreiro se reuniram com a BM e a Defesa Civil, na manhã da sexta-feira, para discutir novas medidas que seriam tomadas para enfrentamento da enchente

Com o bloqueio das estradas do interior por conta do alto nível do rio Camaquã, a prefeitura determinou que prestará auxílio por meio de barcos para realizar a travessia dos moradores da região. A medida foi tomada após reunião com a Defesa Civil e a Marinha. 

O tráfego de veículos está temporariamente suspenso até que as águas baixem a níveis seguros e a prefeitura determine a liberação. O governo municipal estipulou horários específicos para a travessia por barco. Durante o período da manhã será das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 17 horas à tarde. É importante seguir o cronograma estabelecido pelas autoridades.

O Poder Executivo pede também que a população esteja preparada para possíveis atrasos devido às condições climáticas, além de respeitar as orientações de segurança da equipe que realizará a travessia.

Na manhã de sábado (16), o prefeito Marcelo, o vice Nei e o secretário de Obras e Trânsito, Antenor Richter, visitaram o interior do município para avaliar os estragos causados pela recente enchente que atingiu a região.

As fortes chuvas dos últimos dias resultaram em danos às estradas locais, afetando a mobilidade e a segurança dos moradores da região. A equipe percorreu áreas afetadas, ouvindo as preocupações da comunidade e avaliando os estragos de perto.

A administração municipal afirmou que está em contato com órgãos estaduais e federais para garantir recursos e assistência necessária aos afetados pela enchente.

Fonte: Matheus Garcia/ Blog do Juares


Deixe seu Comentário