Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ Clic Camaquã

Célio Konflanz caiu de uma construção a cerca de 3 metros de altura e está internado na UTI de média complexidade do HNSA de Camaquã


Um idoso de 65 anos caiu de uma construção a cerca de 3 metros de altura, no dia 31 de julho, em Camaquã. Os primeiros socorros foram realizados no Pronto Socorro do HNSA, onde inicialmente os profissionais constataram fraturas em uma costela e duas vértebras L1 e L2.

De acordo com relatos da filha, Jucélia Konflanz, o médico traumatologista indicou que a situação não era grave e a recuperação seria tranquila para o idoso. Contudo, ainda de acordo com relatos da filha, complicações começaram a surgir nos dias seguintes, sendo necessária uma nova tomografia no dia 2 de agosto.

No novo exame, ficou constatado que havia perfurado o intestino na região duodeno. Uma cirurgia foi realizada às pressas e uma sonda para introdução alimentar foi inserida. Em um novo procedimento, foi constatado que parte do intestino grosso havia necrosado, sendo necessária a retirada da parte afetada.

Conforme requerimento da Defensoria Pública e relatos da filha, o idoso necessita de transferência urgente para um hospital de alta complexidade, tendo em vista que o HNSA de Camaquã não possui a estrutura necessária para realização do tratamento. Jucélia salienta que já são 25 folhas de atualização no Gerint (Gerenciamento de Internações) e documentação constando risco de óbito, mas sem sucesso na transferência.

Já são 21 dias aguardando por vaga em um hospital de alta complexidade, com 118 eventos no processo, em estado grave e risco de óbito que aumenta a cada dia sem o tratamento adequado.

Fonte: Pablo Bierhals/ Clic Camaquã

Deixe seu Comentário