Foto: ilustrativa

Ciclone extratropical atinge costa do Sul do Brasil com alerta de perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo devido ao ciclone extratropical que está previsto para atingir a costa dos estados do Sul do Brasil a partir da sexta-feira (18/8). Ventos intensos, chuvas e queda de granizo são esperados, representando riscos para a saúde das pessoas e causando possíveis danos nas regiões afetadas.

O ciclone extratropical que está se aproximando da costa do Sul do Brasil foi classificado com um alerta laranja de perigo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O alerta indica a possibilidade de colocar em risco a saúde das pessoas que transitam por essas áreas devido às condições meteorológicas extremas previstas.

Os principais riscos associados ao ciclone incluem ventos intensos, com velocidades variando entre 60 km/h e 100 km/h, bem como chuvas intensas de 30 mm a 60 mm por hora, podendo chegar a 50 mm a 100 mm por dia. Além disso, há a possibilidade de queda de granizo. Essas condições podem resultar em cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos nas áreas afetadas.

O Inmet recomenda precauções adicionais para minimizar os riscos, como evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar os eletrodomésticos da energia.

No sábado (19/8), uma frente fria se originará a partir do ciclone e se deslocará em direção ao Sudeste do país, com ventos que podem alcançar até 60 km/h em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A população é aconselhada a ficar atenta às atualizações e informações da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193) para obter orientações e assistência durante a passagem do ciclone.

Fonte: José Souza/ Porto Alegre 24 Horas

Deixe seu Comentário