Foto:Blog do Juares

Suspeito de 19 anos e outros três adolescentes faziam parte do grupo que planejava o crime, segundo a polícia

Polícia Civil impediu um grupo formado por três adolescentes e um adulto de promover um ataque a escola em Encruzilhada do Sul. Um homem de 19 anos foi preso preventivamente, na manhã desta terça-feira (16), acusado de ser o mentor do plano. De acordo com o delegado Róbinson Palomínio, o depoimento da vice-diretora do educandário, que relatou sobre um aluno que havia comentado sobre o ataque, motivou a investigação da polícia. 

Os agentes apreenderam os celulares de cada envolvido e acessou o conteúdo, obtendo provas de todo plano criminoso por meio de troca de mensagens pelo WhatsApp. Primeiramente, eles praticavam pequenos furtos a estabelecimentos comerciais. O adulto indicava quais seriam as vítimas e quem furtaria. Um dos menores assumiu ter praticado cinco furtos.

A investigação aponta que em determinado momento, o maior de idade disse que o plano era vender os bens furtados para comprar uma arma e usá-la para matar três professoras e uma aluna. Nesse momento, dois adolescentes pediram para sair do grupo, porém o adulto não autorizou e os ameaçou caso saíssem. O outro aluno disse ter permanecido no grupo porque pensou que se tratasse de uma brincadeira, mas, ao ver que realmente era um plano verídico, também pediu para sair do grupo e foi ameaçado.

Os adolescentes foram ouvidos pelo delegado Róbinson e relataram que a intenção do adulto era realmente atacar a escola, pois ele falava disso a todo tempo. Diante de todas provas colhidas, a autoridade polcial solicitou a prisão preventiva do homem na Justiça. Ele responderá por organização criminosa, corrupção de menores e furto qualificado.

O acusado foi preso em casa e encaminhado ao Presídio Estadual de Encruzilhada do Sul. O nome da escola que seria alvo do ataque não foi divulgado pela polícia.

Palomínio destaca que a elucidação do caso só foi possível graças a uma denúncia na Delegacia de Polícia (DP). Além do relato presencial, a comunidade pode repassar informações sobre crimes pelo telefone (51) 3733-1042 ou através do e-mail encruzilhada-dp@pc.rs.gov.br. A polícia garante o anonimato do denunciante. 

Fonte: Matheus Garcia/Blog do Juares/Rádio e TV Web Imigrantes

 

Deixe seu Comentário