A Secretaria de Planejamento, Gestão Territorial e Meio Ambiente alerta: quem possui um animal ilegal pode entregá-lo voluntariamente para a prefeitura, desde que seja feito antes da denúncia

Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Territorial da Prefeitura de Guaíba, junto a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), realizou uma operação de busca e apreensão de aves que viviam de forma ilegal no bairro Logradouro, no interior de Guaíba.

Durante a operação, realizada através de uma denúncia recebida pelo setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Guaíba, foi constatada na propriedade a existência de pássaros silvestres sem o devido licenciamento ambiental competente. Na oportunidade, foram apreendidas duas araras, sendo uma Canindé e uma Híbrida, além de dois Coleiros da Terra e um Azulão.

As aves foram encaminhadas ao CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA. Posterior análise de técnicos, biólogos e veterinários do IBAMA, as aves serão encaminhadas ao criador mantenedor ou, se possível, soltas em seu habitat natural. A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) realizou um registro criminal, um termo circunstanciado aos responsáveis pelas aves.

A ação da Secretaria de Planejamento, Gestão Territorial e Meio Ambiente, contou com o apoio da Secretaria de Bem-estar Animal, setor de Fiscalização de Posturas e Fiscalização Ambiental e setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Planejamento, Gestão Territorial e Meio Ambiente alerta: quem possui um animal ilegal pode entregá-lo voluntariamente para a prefeitura, desde que seja feito antes da denúncia. 

Fonte:Redação BJ News/Blog do Juares