O Prefeito de Dom Feliciano-RS Clenio Boeira da Silva, juntamente com o vice-prefeito Tiago Andre Szortyka e o vereador Felipe Torres Guimarães (PTB), participam da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começou na última segunda-feira, 27 de março. O evento é sediado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília-DF e nesta edição completa 25 anos, sendo organizado pela CNM - Conferderação Nacional dos Municípios. Além de prefeitos e autoridades municipais, participam senadores, governadores, deputados estaduais e federais e ministros em torno das demandas dos municípios e construção de políticas públicas.

Os gestores de Dom Feliciano buscam também a captação de recursos, já que o governo do presidente Lula decidiu liberar R$: 3 bilhões em emendas parlamentares para municípios de todo o país.

No primeiro dia, debateram sobre obras municipais paradas e a operação do CIPI - Cadastro Integrado de Projetos de Investimentos, desafios do saneamento com o novo marco, financiamento da educação municipal, incidência do legislativo no pacto federativo do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, reorganização e financiamento do SUS - Sistema Único de Saúde, e a nova proposta de regulação do transporte público coletivo no Brasil.

Apesar de a programação contar com seis arenas de debates na tarde de segunda, todas realizadas das 14h às 18h, a Sessão Solene de abertura ocorreu na manhã da terça-feira (28/03), às 9horas. Os debates seguiram em torno de consórcios públicos, meio ambiente, contabilidade, turismo, defesa civil e trânsito. Também a lei de licitações e obras municipais paradas serão debatidas junto aos gestores municipais participantes. Nesta quarta-feira (29/03), foram tratados temas como: cultura, trânsito e mobilidade, pela manhã, e à tarde, finanças, resíduos sólidos e censo demográfico- repercussão no rateio de recursos públicos. No último dia da Marcha, quinta-feira (30/03), serão reforçados temas nas áreas de saúde, contabilidade, finanças e meio ambiente.

 

Dom Feliciano como exemplo

Em 2018, o prefeito Clenio levou para o encontro nacional exemplo de boas práticas relacionadas à água, com o programa de Fontes Protegidas, desenvolvido com a EMATER/ASCAR -RS/Dom Feliciano.

Clenio palestrou sobre a questão da problemática do financiamento deste tipo de programa, explicando: "a alternativa não é vista como efetiva na solução do abastecimento". "A Prefeitura tem feito isso com recursos próprios para as famílias que são atendidas por programas sociais. As demais famílias entram com material, e nós entramos com a mão de obra, além de orientar como utilizar e preservar a nascente".



Fonte e fotos: Prefeitura Municipal de Dom Feliciano 

Deixe seu Comentário