Foto: SindiTabaco/Divulgação

O levantamento dos registros de ocorrências de roubo de tabaco cru – aquele que é transportado no momento da comercialização do produto, entre produtores e empresa – foi tema de encontro entre a comissão de segurança do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e representantes de órgãos de segurança pública de Santa Cruz do Sul. 

Conforme o SindiTabaco, em 2019 o setor registrou 26 ocorrências em toda a região sul do país. Já em 2022, foram oito ao total, sendo uma única ocorrência no Rio Grande do Sul. Estes números foram analisados pela comissão de segurança da entidade, pelo tenente-coronel da Brigada Militar, Giovani Paim Moresco; delegado Regional de Polícia, Luciano Fernandes Menezes; e pelo capitão e comandante da 2ª Companhia Rodoviária do município, Silvio Erasmo Souza da Silva.

“A redução demonstra que as medidas adotadas pelas indústrias e transportadores e o trabalho conjunto com os órgãos de segurança estão dando certo”, avalia Sergio Rauber, assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco. Entre as principais causas da redução de ocorrências, ele destaca o monitoramento das cargas, o mapeamento de zonas críticas, o trabalho integrado com as forças policiais e a divulgação dos protocolos de segurança aos transportadores. 

Neste período, a comissão de segurança do SindiTabaco investiu esforços na conscientização dos transportadores com o desenvolvimento de um folder com orientações, além do adesivo ‘Carga segura’ para os caminhões. Em 2023, o grupo prepara a divulgação das 10 regras de ouro na segurança do transporte do tabaco. O material circulará em formato de cards aos transportadores cadastrados pelas indústrias, via aplicativo de mensagens.

Fonte: Portal Arauto/ Assessoria de Imprensa 


Deixe seu Comentário