Foto: Divulgação/ Prefeitura de Butiá/ Portal de Camaquã

O objetivo é que as imagens sejam monitoradas 24 horas por servidores militares

Com o objetivo de ampliar a capacidade de operação do projeto “Butiá+Seguro”, a Prefeitura Municipal trabalha na elaboração do projeto que visa firmar convênio com o governo do Estado. A medida possibilitará a instalação de uma sala de videomonitoramento dentro do quartel da Brigada Militar (BM), sendo as imagens monitoradas 24 horas por servidores militares.

De acordo com o titular da Secretaria Especial de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (SESPTDC), Edilson Nunes, o município já faz parte do Sistema de Segurança Integrada (SIM), projeto que tem o propósito de integrar o Estado e cidades no combate à criminalidade. “Como estamos dentro do SIM, temos convicção do sinal positivo deste novo convênio”, pontuou.

A partir da parceria, a administração municipal dará como contrapartida os equipamentos e montagem da Sala de Videomonitoramento nas dependências da BM. Por sua vez, a Secretaria de Segurança do Estado (SSP) disponibilizará policiais da reserva, que atuarão somente no monitoramento das imagens.  


Atualmente, as imagens captadas pelas 132 câmeras interligadas ao Centro de Videomonitoramento Municipal são compartilhadas em tempo real com a BM e Polícia Civil. Porém, conforme explicou o secretário municipal, a ideia é aumentar o potencial de monitoramento. “As câmeras instaladas em pontos estratégicos e de leitura de placas, por exemplo, terão um efetivo de policiais somente para monitoramento”, explicou.

Na última semana, a equipe da SESPTDC e o comandante do Pelotão da BM, de Butiá, Tenente Maurício Cravo Abrhão, visitaram a Sala de Monitoramento de Charqueadas. O objetivo foi compreender as exigências técnicas necessárias para a adesão.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Butiá/ Portal de Camaquã

Deixe seu Comentário