Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cristal/ Blog do Juares 

Deficiência hídrica no município atinge também a área urbana. Segundo levantamento, rio Camaquã está com ponto de medida em 9 cm

Cristal é mais um município da região de Camaquã a decretar situação de emergência devido aos impactos da estiagem na agricultura e pecuária. O documento foi assinado pelo prefeito Marcelo Krolow (PSDB) na última quinta-feira (16), após parecer da Coordenadoria Municipal da Proteção e Defesa Civil.

Representantes do município haviam se reunido no dia 14 de fevereiro para debater a possibilidade da criação do decreto, tendo em vista a falta de chuvas significativas na região nas últimas semanas. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Nei Kruger (PDT), do secretário de Planejamento Gilnei Dutra, do secretário de Assistência Social Matheus Caldasso, do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Adilson Voigt e de representantes da Emater.  

A equipe decidiu durante a reunião que novos relatórios seriam realizados com base em dados de visitas regionalizadas. Depois disso, um outro encontro para debater a hipótese da criação do decreto deveria acontecer entre lideranças da comunidade e entidades ligadas à agricultura para a mobilização e orientação dos agricultores. 

Krolow considerou a deficiência hídrica de toda a área do município, com pontos em que há falta de água para consumo humano e os córregos e sangas estão desaparecendo ou em níveis baixos - incluindo o rio Camaquã, que está com ponto de medida em 9 cm. No interior do município, os campos estão secos e os animais já perdendo peso. Os dados estão no Formulário de Informações do Desastre (Fide) e demais documentos anexados ao decreto

O governo municipal ainda não divulgou o balanço das perdas financeiras dos agricultores com a seca. O município também está em situação de calamidade pública no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Simpdec). Confira o decreto completo AQUI!

Estiagem no RS

A última atualização feita pela Defesa Civil Estadual nesta terça-feira (21) registra 315 municípios em situação de emergência por causa da seca no Rio Grande do Sul. Chuvisca, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, São Jerônimo, Pelotas, Santana da Boa Vista, Turuçu e Rio Grande são alguns dos municípios que já alertaram a Defesa Civil sobre os impactos da seca que atinge o Estado.

Fonte: Matheus Garcia/ Blog do Juares 

 

Deixe seu Comentário