Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Alteração facilita a vida do contribuinte que terá a opção da declaração pré-preenchida já na abertura do prazo da entrega

A partir deste ano, a Receita Federal modificou o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2023), que acontecerá no período de 15 de março a 31 de maio. Até ano passado, o prazo se encerrava em abril — houve exceção nas datas de entrega somente no período da pandemia da covid-19. A alteração tem por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.

- Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados. A pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte – diz o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca.

As novas regras da DIRPF/2023 serão anunciadas, em coletiva à imprensa, no dia 27/02. O aviso de pauta será enviado nos próximos dias.

Rádio e TV Imigrantes

Fonte: Jornal Portal de Notícias

Deixe seu Comentário