Foto: Assessoria de comunicação/ Prefeitura Municipal de Butiá

Exame de função pulmonar é útil para diagnosticar várias doenças respiratórias, como asma, bronquite, enfisema ou fibrose pulmonar

A Rede municipal de saúde de Butiá, na região Carbonífera, conta agora com a realização do exame de espirometria, que testa a função pulmonar. A conquista é resultado do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto ao Ministério da Saúde. Nesta semana, foi concluída a última etapa da capacitação necessária para recebimento do equipamento.
Em 2022, o município se inscreveu para a realização do curso de espirometria e foi contemplado pelo governo federal neste ano. A iniciativa possibilitou que a enfermeira Ellen Amaral participasse da formação, na Faculdade de Medicina de Minas Gerais, nos dias 23 e 24 de janeiro.
Com a conclusão do curso, a rede municipal de saúde recebeu o empréstimo do aparelho para utilização e realização de exames, por um ano. Os relatórios e laudos serão disponibilizados através da tele-espirometria da Faculdade de Medicina de Minas Gerais. Após esse tempo o aparelho será doado ao município. Os médicos que atuam nos postos de saúde da rede poderão solicitar o exame conforme a necessidade.

O que é a espirometria?

É o teste de função pulmonar mais comum para avaliar a saúde dos pulmões, sendo útil para ajudar a diagnosticar e tratar várias doenças respiratórias, como asma, bronquite, enfisema pulmonar ou fibrose pulmonar usando a função de prova de função pulmonar.

Rádio e TV Imigrantes Dom Feliciano
Fonte: Portal de Notícias da Região Carbonífera


Deixe seu Comentário