Foto: Freepik/ Reprodução

Umidade relativa do ar foi extremamente baixa na tarde de ontem no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul registrou umidade em níveis desérticos em algumas cidades nesta terça-feira (24/01) e grande parte do estado estava mais seco que a região do Atacama, no Chile, uma das áreas mais áridas da América do Sul e do planeta.
Segundo a MetSul Meteorologia, grande parte do território gaúcho enfrentou uma tarde com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%, e que caíram a 10% no Oeste do estado, onde as máximas passaram dos 40°C.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os menores índices de umidade do ar nesta terça foram de 11% em Quaraí, 13% em Uruguaiana, 14% em São Borja, 15% em Alegrete e 19% em Santiago, todos municípios da Metade Oeste do estado. Em Porto Alegre, a umidade desceu a 36% no Jardim Botânico.
Para se ter ideia, grande parte do Rio Grande do Sul estava mais seco na tarde de ontem que o principal aeroporto da região do Atacama, no Chile, uma das áreas mais áridas da América do Sul e do planeta. Às 15h, a umidade relativa do ar no aeroporto de El Loa, em Calama, no Chile, era de 32%.
O ar muito seco favoreceu a acentuada elevação da temperatura. Conforme dados de estações oficiais do Inmet, as máximas no Oeste gaúcho na tarde de hoje atingiram 40,7°C em Uruguaiana, 40,3°C em Quaraí, 39,7°C em São Borja, 39,3°C em Alegrete e 38,5°C em São Luiz Gonzaga. As máximas de São Borja e de Uruguaiana foram as mais altas até agora deste verão.


O Rio Grande do Sul tem uma quarta-feira (25/01) com a presença do sol em todas as áreas do estado. Muitas cidades têm amplos períodos de céu claro, entretanto nuvens se formam no decorrer do dia na maioria dos municípios, sobretudo nas Metades Oeste e Norte. A massa de ar já muito quente sobre o estado ganha ainda mais força e a umidade voltará a ser muito baixa durante a tarde. 

Rádio e TV Imigrantes Dom Feliciano

Fonte: Portal de Notícias da Região Carbonífera



Deixe seu Comentário