Imagem: Pixabay

A redução de perdas e desperdícios de alimentos é uma prioridade global

Na segunda-feira, 26 de setembro, o Comitê Nacional de Prevenção e Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos do Uruguai será reativado naquela que será a abertura de uma semana de atividades no âmbito do Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos. A informação é da Organização das Nações Unidas (ONU).

Liderado pelo Ministério do Meio Ambiente, com secretaria técnica da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Comitê será formado. As perdas de alimentos ocorrem no início da cadeia, desde a produção agrícola e a colheita de hortaliças, o abate ou captura de animais até, mas não incluindo, o alimento chegar ao varejista. O desperdício de alimentos ocorre no varejo e no consumo, nos serviços gastronômicos domésticos e públicos ou privados, nos últimos elos da cadeia alimentar.

A redução de perdas e desperdícios de alimentos é uma prioridade global acordada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos em 2015 e acordados entre todos os países membros da Organização das Nações Unidas. A meta 12.3 do ODS 12 Consumo e Produção Sustentável propõe: “reduzir pela metade o desperdício global de alimentos per capita no varejo e no consumidor e reduzir as perdas de alimentos nas cadeias de produção e fornecimento, incluindo perdas pós-colheita.

O Uruguai não é alheio aos problemas associados à PDA, pois as  primeiras estimativas  sobre a geração de Perdas e Desperdícios de Alimentos indicam que aproximadamente 11% do total de alimentos disponíveis para consumo humano são perdidos ou desperdiçados anualmente, o que equivale a cerca de 1 milhão toneladas por ano.

Fonte: Portal Agrolink/ Leonardo Gottems

Deixe seu Comentário