Pesquisas recentes apontam que o fruto pode ser usado na prevenção de doenças como o Alzheimer

Rico em nutrientes e vitaminas A, C e E, o morango pertence à família das rosáceas. Com baixo valor calórico (cerca de 38 calorias por cada 100 gramas) a planta de cor vermelha, agrada aos mais diversos paladares, na culinária é usado em sucos, sorvetes, bolos, geleias e o que mais a imaginação permitir. No entanto, pesquisas recentes apontam que o fruto pode ser usado na prevenção de doenças como o Alzheimer.

Dados da Universidade Rush, nos Estados Unidos, afirmam que pessoas com mais de 65 anos que consumiram morangos regularmente, apresentam menos proteína Tau no cérebro, o acumulo dessa proteína causa vários processos patológicos, inclusive a demência. De acordo com os cientistas, pequenas mudanças nutricionais podem resultar em benefícios na velhice.

A descoberta dos pesquisadores explica o papel da alimentação e afirma que as frutas vermelhas, conhecidas também como berries (amora, mirtilo e morango) auxiliam na saúde do cérebro. A pesquisa publicada na Revista Journal of Alzheimer’s Disease, estudou o funcionamento cerebral de 575 pessoas. Os voluntários faleceram com 90 anos ou mais sem Alzheimer. Os participantes responderam questionários sobre seus hábitos alimentares, durante duas décadas, quando estavam vivos. 

Fonte: Portal Agrolink/ Aline Merladete

Texto: correspondente Iara Siqueira


Deixe seu Comentário