...

...

DOM FELICIANO- RS

RÁDIO IMIGRANTES

Chuva intensa deve atingir o Rio Grande do Sul no fim de semana

Publicada em: 25/07/2025 15:49 - TEMPO E TEMPERATURA

Imagem Ilustrativa/ RS Agora

A MetSul Meteorologia alerta para um episódio de chuva volumosa que atingirá o Rio Grande do Sul a partir deste fim de semana. A instabilidade será causada pela chegada de uma frente fria e pela atuação de um centro de baixa pressão. Os volumes acumulados podem chegar ou até superar os 100 mm em alguns pontos, especialmente no domingo (28), quando se espera os maiores índices de precipitação em 24 horas.

Nesta sexta-feira (25), o sol ainda aparece em diversas regiões, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia, especialmente nas Metades Oeste e Sul do estado. Da tarde para a noite, áreas que tiveram tempo aberto, como a Grande Porto Alegre, podem registrar garoa ou chuva isolada.

No sábado (26), o tempo fica instável com muitas nuvens. O sol pode aparecer em algumas regiões pela manhã, como na Serra, Litoral Norte e Grande Porto Alegre, mas o tempo se fecha ao longo do dia. Pode chover já pela manhã em áreas do Oeste e Centro, com instabilidade se espalhando para outras regiões à tarde e à noite.

O domingo (27) será o dia mais crítico. A instabilidade será generalizada, com céu encoberto e chuva a qualquer hora em todas as regiões. A precipitação será de intensidade moderada a forte em muitos municípios, com volumes entre 50 mm e 75 mm apenas no domingo, e possibilidade de marcas acima disso em locais isolados. Há chance de raios e trovoadas.

Na segunda-feira (28), a instabilidade ainda persiste em parte do estado. Garoa e chuva fraca podem ocorrer pela manhã em várias áreas, com tendência de melhora ao longo do dia. No entanto, entre a Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte, a chuva pode continuar também à tarde.

Este episódio de chuva representa uma mudança no padrão observado ao longo de julho, mês que vinha registrando precipitação abaixo da média em grande parte do estado. Com os volumes esperados até segunda-feira, algumas localidades poderão se aproximar da média mensal, embora outras sigam com déficit de chuva.

As projeções indicam que os acumulados devem variar entre 50 mm e 100 mm em muitas cidades, com pontos isolados podendo ultrapassar os 100 mm, principalmente na Metade Leste do estado. Santa Catarina e o Paraná também devem ser atingidos pela frente fria entre domingo e segunda-feira.

Apesar do volume de chuva, a MetSul considera baixo o risco de tempo severo no Rio Grande do Sul. Ocorrências mais intensas, como temporais, serão muito localizadas, e a expectativa é de que a instabilidade se manifeste principalmente como chuva contínua. Em Santa Catarina e no Paraná, o risco de tempo severo é ligeiramente maior, mas ainda assim restrito a áreas pontuais.

Quanto ao risco de enchentes, a previsão não indica um cenário semelhante ao de junho. Os acumulados devem ser menores e ocorrem após um período seco, o que reduz a possibilidade de transbordamento de rios. Ainda assim, elevações nos níveis dos rios são esperadas, mas sem causar grandes impactos.

Fonte: Redação RS Agora/ Notícias do Rio Grande do Sul 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...