No último domingo (2), a 13ª edição da tradicional Festa do Fumo movimentou o Salão Ziebell, em Campos Quevedos, interior de São Lourenço do Sul. O evento, que celebra a importância da fumicultura para a economia regional, reuniu mais de 7 mil pessoas ao longo do dia.
A programação variada atraiu produtores, comerciantes e visitantes interessados na cultura do fumo. O público teve à disposição 80 estandes comerciais, que apresentaram desde máquinas agrícolas até produtos artesanais e insumos para a produção. Além disso, os participantes puderam prestigiar o desfile da loja Fischer Haus, assistir à apresentação do grupo de danças Bauernkreis, acompanhar jogos de futebol e desfrutar de diversas outras atrações. A animação ficou por conta das bandas Imigrantes, Novo Horizonte e Sul Brass, além de DJs que garantiram o entretenimento do público durante todo o evento.
Um dos momentos mais aguardados foi a coroação da nova corte. Em um clima de emoção, a corte que representou a 13ª edição do evento se despediu de seus títulos, passando a responsabilidade para as novas representantes. A Miss Simpatia Helena Krüger Nachtigall passou seu título para Manoela Döring Rojahn, a princesa Raiana Rutz Cardoso coroou Kristhiny Drawanz Zarnott, a princesa Luiza Fischer Schneid passou sua faixa para Mônica Regina Könsgen, e a Rainha Raíssa Rutz Cardoso coroou a nova Rainha Tamara Tavares Behling.
Com o grande sucesso desta edição, a organização já planeja expandir o evento para dois dias no próximo ano, com a festa acontecendo no primeiro fim de semana de março.
Fonte e foto: Jornal O Lourenciano