Foto: Divulgação/ Assessoria Deputado Zé Nunes
Em entrevista ao programa Campo em Dia, da Clic Rádio, o parlamentar assegura um olhar diferenciado para o tabaco e para diversificação de culturas na agricultura familiar no estado
O deputado estadual Zé Nunes (PT), ex-prefeito de São Lourenço do Sul, vai presidir a Comissão da Agricultura na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a partir de fevereiro deste ano. Em entrevista ao programa Campo em Dia, da Clic Rádio, o parlamentar assegura um olhar diferenciado para o tabaco e para diversificação de culturas na agricultura familiar no estado.
Zé Nunes é autor da lei que determina a classificação do tabaco no galpão do produtor, ao contrário do que era antes quando a classificação ocorria na indústria. Este projeto ainda é alvo de críticas por parte de representantes das fumageiras, mas foi aprovado e sancionado. Em sua participação, o parlamentar, que também é agrônomo, enfatiza uma expectativa positiva quanto a venda do tabaco em 2025, mesmo com as primeiras rodadas de negociações encerrando sem acordos.
Produção de Citros na região Centro-Sul
A diversificação de culturas na agricultura familiar também é fomentada por seu mandato. Segundo o parlamentar, foi destinado recurso através de uma emenda parlamentar para contratação de um técnico que acompanhará a produção de citros (laranjas, por exemplo), na região Centro-Sul.
Uma reunião com produtores de Chuvisca está marcada para fevereiro.
Já em São Lourenço do Sul, será fundada a Associação dos Fruticultores. O município conta com produtores de laranja, bergamota, figo, pêssego, pitaia, uva, entre outras frutas.
Fonte: Pablo Bierhals/ Clic Camaquã