Comunicação Social 30º BPM – Foto: Maryana Garcia / Divulgação

A moção nº 10 de 2024 é de autoria do Vereador Mano Martins

Na noite da segunda-feira, dia 26 de fevereiro de 2024, por volta das 19 horas, foi realizada a 146ª Sessão no Plenário da Câmara de Vereadores de Camaquã, onde umas das pautas foi homenagear os policias militares que atuaram de maneira corajosa, no último 15 de fevereiro, arriscando suas vidas ao se envolverem no resgate de uma mulher em perigo de afogamento nas águas do Arroio Duro em Camaquã.

Sobre o fato

 

Os policiais militares, 1° Tenente Rodervan Baldez Schäfer, Soldado Marcelo Nunes Ferreira Júnior, lotados no 30° Batalhão da Polícia Militar de Camaquã. Após a sala de operações do 30º BPM, receber o chamado via 190 para socorrer uma mulher que teria se atirado da ponte do Arroio Duro, a qual estava se afogando. Rapidamente os militares se deslocaram para averiguar os fatos.

 

Chegando no local, constataram que a mulher realmente estava dentro do arroio. Logo, com agilidade e coragem entraram na água para tentar realizar o salvamento da civil, sendo que foi feito com êxito. Porém ressalta-se que houve grande dificuldade no resgate, haja vista a complexidade em que a vítima se encontrava, também a profundidade e correnteza do arroio.

 

Tão logo os policiais conseguiram trazer a vítima até o barranco do rio, chegaram no local a guarnição do auxiliar de serviço externo do 30°BPM Soldado Jacobsen e Soldado Wink, bem como os Bombeiros. A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, posteriormente identificada com as iniciais S.H.F.A.

 

Vale lembrar que os policiais não são acostumados a lidar com este tipo de serviço o que colocou suas vidas em risco, ficaram esgotados fisicamente, engoliram grande quantidade de água, necessitando de atendimento médico, quando foi constatado que o Soldado Marcelo Nunes Ferreira Júnior estava com Hipotermia.

 

Em tempo, cabe informar que os militares permaneceram na emergência durante toda a tarde e foram liberados do hospital por volta das 18h, sendo que os dois receberam prescrição médica de 4 dias de afastamento para licença de tratamento de saúde.

 

De fato, uma ação exitosa de coragem com agilidade, que garantiu a vida de uma senhora e a própria vida dos policiais. Tal acontecimento foi divulgado com grande repercussão nas redes sociais, na mídia local e na região.


Fonte: Portal de Camaquã

Deixe seu Comentário