Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto

Na região que tem vocação agrícola saliente, especialmente pela cultura do tabaco, a Associação dos Fumicultores do Brasil criou um evento que tem no seu DNA a promoção da diversificação. E ela está prestes a se realizar. A Expoagro Afubra chega na 22ª edição nos dias 19, 20, 21 e 22 de março, e segundo o seu coordenador, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, vem cumprindo seu papel importante em centralizar o que há de novidade no mercado agropecuário para mostrar. A velocidade com que se apresentam as inovações neste setor surpreende, e a Expoagro põe à mostra para os visitantes, unindo informação técnica, dinâmicas e muitos espaços de aprendizado,como uma escola a céu aberto. Os desafios a cada ano aparecem e a feira também vem para buscar soluções. “Já tivemos anos com problema na cadeia produtiva do leite, anos de estiagem, de chuva demais, nos preços dos insumos... Este ano, apesar do clima novamente ter atingido o tabaco, a projeção é que o produtor tenha bom retorno na comercialização”, acredita Dornelles, ao revelar que a Expoagro busca soluções aos desafios do agro, para que os produtores consigam ter produtividade, qualidade e sustentabilidade.

Com diferentes cenários ano a ano, a Expoagro se torna cada vez mais necessária, opina o coordenador do evento, para que sejam discutidos os gargalos do setor nos fóruns e debates, além de mostrar a parte técnica e experimental. “A feira vem buscando atender a estas demandas, melhorando e ampliando cada vez mais a infraestrutura para receber a todos”, acrescenta, lembrando que em 2023 foram 186 mil visitantes durante os quatro dias de evento, sendo que 80% do público são produtores rurais.

Com uma ampla programação que mantém o foco no produtor, reunindo expressivo número de expositores, parceiros institucionais e patrocinadores, que encorpam a feira, a Expoagro promete seguir conquistando muitos visitantes, inclusive de outros países, como registrado ano passado.

Para apresentar a programação, o evento de lançamento da 22ª Expoagro Afubra está marcado para o dia 1º de março, a partir das 10 horas, no Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), localizado no Parque de Exposições da Feira, em Rio Pardo/RS. O evento receberá convidados da região e, novamente, será transmitido, ao vivo, pelo canal do Youtube e Facebook da Afubra. Este ano, a palestra será ministrada pelo presidente da Syngenta Crop Protection Brazil, André Savino. A equipe da Expoagro Afubra iniciou um roteiro por mais de 180 municípios gaúchos para a entrega do material da feira. Dornelles considera esta divulgação um período de fortalecimento das parcerias com administrações municipais, Emater, Sindicatos, lideranças, órgãos oficiais e imprensa. 

Fonte: Jornal/Portal Arauto 

 

 

 

Deixe seu Comentário