Foto: Divulgação
Área de referência para o fenômeno apresentou queda de temperatura de dezembro para janeiro
O fenômeno El Niño, de 2023-24, começou a perder força, segundo informações da MetSul Meteorologia. A combinação da análise de dados de temperatura do mar com projeções de modelos indicou que é alta a probabilidade de que o pico do evento já foi alcançado. A partir de agora, a tendência é de que o enfraquecimento ocorra de forma gradual.
O último boletim semanal sobre o estado do Pacífico da agência climática dos Estados Unidos, publicado nesta segunda-feira (29), apontou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de 1,7ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Centro-Leste.
A área é utilizada oficialmente na meteorologia como referência para definir se há El Niño e ainda avaliar qual a sua intensidade. O valor positivo de 1,7ºC está ainda na faixa de El Niño forte (+1,5ºC a +1,9ºC). A denominada região Niño 3.4 esteve brevemente com anomalias em patamar de Super El Niño por duas semanas seguidas com registros de +2,1ºC na semana de 22 de novembro de 2023 e +2,0ºC na semana de 29 de novembro.
Fonte: Correio do Povo/ Rádio Independente