Foto: Paraíso do Tuiuti

Max Ângelo dos Santos, homem que levou chicotadas no Rio em 2023 será João Cândido na Sapucaí


A figura do militar João Cândido será homenageada no Carnaval do Rio de Janeiro pela escola de samba Paraíso do Tuiuti. Nascido em 24 de junho de 1880, ele foi filho de ex-escravos, João Felisberto e Inácia Cândido Felisberto, na fazenda Coxilha Bonita, localizada no vilarejo Dom Feliciano, atual Encruzilhada do Sul.

Desde jovem, João Cândido demonstrou interesse pela carreira militar e se apresentou, aos 13 anos, em 1894, na Companhia de Artífices Militares e Menores Aprendizes no Arsenal de Guerra de Porto Alegre. Com uma recomendação especial do então capitão-de-fragata Alexandrino de Alencar, ele foi encaminhado à escola militar. Mais tarde, em 1895, se transferiu para a Escola de Aprendizes Marinheiros de Porto Alegre e, em dezembro do mesmo ano, se tornou grumete na Marinha do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

A escola de samba Paraíso do Tuiuti, que ficou em oitavo lugar no último carnaval, escolheu o enredo Glória ao Almirante Negro para contar a história de João Cândido e a Revolta da Chibata, um episódio que envolveu marinheiros que se revoltaram contra os castigos físicos impostos pela Marinha na virada do século XX. O carnavalesco responsável pelo desenvolvimento plástico é Jack Vasconcelos, que já levou a escola ao vice-campeonato em 2018.

Fonte: Portal Arauto/ Agência Brasil/ Wikipedia

Deixe seu Comentário