Foto: Pedro Piegas / PMPA

Decisão tomada após reunião da prefeitura visa evitar alagamentos no centro da cidade

Na manhã desta segunda-feira, 25 de setembro, a prefeitura de Porto Alegre deliberou pelo fechamento do sistema de comportas destinado à contenção de enchentes do Rio Guaíba. A medida foi adotada quando o nível do rio estava a apenas 27 centímetros da cota de inundação, com o objetivo de prevenir alagamentos na área central, caso o nível no Cais Mauá atinja a marca de 3 metros.

O sistema de comportas é composto por nove portões que se estendem ao longo do muro da Mauá e nas passagens sob a Avenida Castello Branco. A Defesa Civil municipal informou que a operação de fechamento é realizada com o auxílio de retroescavadeiras e leva cerca de seis horas para ser concluída.

A última vez em que as comportas foram fechadas ocorreu em 2015, quando o nível do Guaíba alcançou 2 metros e 89 centímetros. Há aproximadamente 10 dias, equipes revisaram os portões e realizaram os ajustes necessários para o fechamento.

O prefeito Sebastião Melo explicou a decisão: “Tomamos várias decisões. A primeira delas é começar o fechamento das comportas. Daremos início, no começo da tarde, ao fechamento dos oito portões que ainda estão abertos. Vamos deixar os do Cais Embarcadero para o final. Será um fechamento preventivo, pois não podemos esperar uma possível inundação”. Dos nove portões do sistema, um já estava permanentemente fechado.

Fonte: Porto Alegre 24 Horas/José Souza

Deixe seu Comentário