Foto: Prefeitura de Chuvisca

 

Local funciona junto à Secretaria da Igualdade, Cidadania e Assistência Social

Prefeitura de Chuvisca inaugurou, na última sexta-feira (25), o Centro de Referência da Mulher (CRM) junto à Secretaria da Igualdade, Cidadania e Assistência Social (Sicas).

Na ocasião, estiveram presentes o grupo de mulheres do Projeto Acolher, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Poder Legislativo, o prefeito Joel Subda (PSB), entre outras importantes representatividades, além dos servidores da administração municipal.

CRM funciona de segunda a sexta, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, com atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência.

Segundo a prefeitura, o centro nasceu da inserção do município no programa estadual Rede Lilás, que foi instituído para articular serviços públicos e ações que visam à segurança das mulheres e meninas, tirando-as dos ciclos de violência, dando acesso à segurança, saúde, educação, assistência social e justiça.

Em março de 2022, a Sicas trouxe na I Semana Municipal da Mulher o Ônibus Lilás, colocando o município no cenário estadual do enfrentamento à violência contra as mulheres e abrindo portas para que o primeiro Centro de Referência da Mulher da região Costa Doce pudesse ser criado.

Os Centros de Referência da Mulher são estruturas essenciais do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, oportunizando espaços de acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, visando à superação desta violência, o fortalecimento e o resgate da cidadania da mulher.

"Assim sendo, sua implantação é de suma importância, bem como o acompanhamento para que o serviço não perca seu objetivo e nem venha a ser descontinuado por gestores que desconhecem seu valor no empoderamento da mulher em situação de violência; especialmente, a violência doméstica e familiar", destacou o governo municipal.

Fonte: Blog do Juares


Deixe seu Comentário